Os primeiros passos de quem quer mudar a decoração

Olá meus amigos, esta semana estive trabalhando duro para ajudar um jovem casal que comprou um apartamento e pediu ajuda para decorá-lo. Pois bem, vou mostrar aqui o que precisamos fazer e quais etapas cumprir para definir um projeto de interiores.

Lâmina de layout

Após fazer um estudo da planta, eu escolho os tipos de móveis e o layout que vou utilizar para se definir os melhores padrões de movimentação e deslocamento dos usuários através dos espaços, a acessibilidade e praticidade dos ambientes e da mobília, pensei em duas possibilidades de iluminação. Essas possibilidades são exploradas em uma planta baixa , mais ou menos assim:

Layout gesso e luminotécnica final_1A lâmina acima contém um projeto preliminar de gesso e iluminação. A planta à esquerda contempla uma cobertura total de gesso, também chamado de “gesso tabicado”. A iluminação sugerida pode ser embutida ou de sobrepor. Também defino os outros tipos de luminárias e a quantidade, calculada de acordo com o tamanho e utilização do espaço.

varanda

sala3

Varanda e living, respectivamente.

Após este momento, com as informações captadas através de uma reunião que as pessoas chamam de briefing, vou escolher os materiais, cores e texturas das paredes e do piso, das madeiras, tecidos, telas, adornos, móveis. Essas escolhas vão passar pelo crivo dos cleintes, neste caso do casal, e no próximo post vou apresentar o projeto final com a iluminação que eles escolheram.

Há outros posts sobre esses assuntos aqui mesmo. Consulte:

http://todomundopodedecorar.com.br/e-fez-se-a-luz/

http://todomundopodedecorar.com.br/testar-para-mudar/

Mas se quiser ajuda, é só me escrever!

Ariane Medeiros

Ariane Medeiros

Fui professora por muitos anos, em diferentes estados, e com isso aprendi que o Brasil gosta de representar sua cultura de várias formas. Estudei um pouco de Direito, História e finalmente Design de Interiores, curso que estava em meus sonhos infantis e que me impulsionou a criar este blog para dividir muitas ideias com todos vocês.

Curtam e compartilhem:
TwitterFacebookYouTube

2 ideias sobre “Os primeiros passos de quem quer mudar a decoração

  1. Fico vasculhando o blog e pegando as dicas pra usar no apê novo. É muita coisa linda e dicas muito úteis.
    Obrigada por compartilhar conosco seu trabalho e talento.
    Beijo

Comentários encerrados.