Dicas de iluminação para área de jantar

Para trazer elegância e aconchego à sua casa, que tal dar uma melhorada na iluminação de sua sala de jantar?

Com a integração dessa área com a de estar, muito comum hoje em dia, muitas pessoas têm dúvidas na hora de iluminar estes espaços. Aí vão algumas dicas:

1- Em primeiro lugar, defina onde ficará a mesa de refeições, caso isso não esteja claro em seu espaço. Tire as medidas, e centralize o principal foco de luz.

2- A iluminação no teto contribui para destacar a mesa de jantar. Ela deve ser brilhante e sem ofuscamento para todos se sentirem confortáveis.

3- Não há uma regra sobre a altura do pendente, caso essa seja sua escolha. Ele deve estar entre 70 e 80 cm acima da mesa.

Post: sala de jantar na varanda, pode?

4- Os profissionais da área de interiores calculam a quantidade de luminosidade que cada ambiente precisa, realizando um cálculo matemático. Para quem não é profissional, pense no seguinte: setorize as áreas dentro do ambiente e instale um ponto de luz pelo menos, em cada uma delas.

Na imagem acima dá para ver claramente esta ideia: há o pendente sobre a mesa de jantar, as arandelas destacam o móvel/buffet e as luzes coloridas iluminam a área social, acima de um grande banco (ver o post).

5- O conjunto mesa, cadeiras, luminárias devem combinar entre si e harmonizar com o restante do ambiente. Decida se a luminária que quer instalar vai ser um ponto de destaque, ou combinará com a da área de estar.

Decorando o ambiente

Clipboard

Nos espaço acima e à esquerda, optou-se pela discrição, compondo com a iluminação embutida no gesso do restante da sala. À direita, vemos que o pendente preto destacou-se no fundo neutro das paredes.

Agora, se você gosta de tudo neutro e mais clean, sua iluminação pode seguir esse estilo, como na foto abaixo. Só tome cuidado para não iluminar de menos. Observe se há espaços escuros ou que estão à sombra.



Essa dica vai para aqueles que são mais efusivos e gostam de cor.

Clipboard 2

 

Veja nos dois exemplos que a luminária praticamente some. Nesses casos, ela não pode “brigar” com a decoração. Opte por modelos beeeeem discretos.

“Quebrar regras é sempre possível, mas é preciso conhecê-las bem e usar de bom-senso. Tchau!

Ariane Medeiros

Ariane Medeiros

Fui professora por muitos anos, em diferentes estados, e com isso aprendi que o Brasil gosta de representar sua cultura de várias formas. Estudei um pouco de Direito, História e finalmente Design de Interiores, curso que estava em meus sonhos infantis e que me impulsionou a criar este blog para dividir muitas ideias com todos vocês.

Curtam e compartilhem:
TwitterFacebookYouTube

2 ideias sobre “Dicas de iluminação para área de jantar

Comentários encerrados.