Decoração para apartamento pequeno.

Oi gente!!

Neste post compartilho com vocês 7 dicas para superar o desafio do espaço nos ambientes pequenos, muito comuns em imóveis da atualidade.

DECORANDO APARTAMENTOS PEQUENOS

sala-apartamento-pequeno-14 (1)

Nesses apartamentos, você deve ter a capacidade de colocar diversas funcionalidades de uma casa em pouco espaço, por isso a palavra de ordem é: PLANEJAMENTO.

1. Antes de comprar:  

Faça uma lista de tudo o que tem ou pretende comprar. Comece pelos móveis maiores e depois continue com os menores e objetos de decoração.

2. Tire as medidas:

Meça o ambiente e os móveis que já possui e anote em um papel. Essa informação é importante na hora da compra de móveis novos. Se tiver dificuldade, use jornais ou fitas adesivas para simular os móveis.

♠ Não se esqueça de deixar espaço de pelo menos 60 cm para circulação.

3. Aposte em móveis funcionais e sob medida:

Além de reduzidos, o cômodos podem acumular mais de uma função, como sala/quarto, cozinha/lavanderia, etc. Por isso, móveis sob medida ocupam todos os espaços disponíveis para armazenamento e os móveis funcionais  podem ter mais de uma utilidade.

4. Use mas não abuse de armários suspensos:

Em cozinhas, quartos e banheiros você pode abusar de armários suspensos ou que tenham o tamanho do chão até o teto, de preferência de marcenaria de linhas retas. Isso proporciona sensação de continuidade, e em consequência, ampliação visual  do cômodo.

5. As paredes podem ser aliadas:

Em espaços reduzidos, qualquer economia de espaço já faz diferença. Substituir paredes por divisórias (de madeira ripada, cobogós, etc) ou gesso (drywall) ajuda bastante. No caso do gesso, além de serem mais finas, ainda podem armazenar objetos ou comportar instalação de móveis e prateleiras.

6. Priorize a circulação:

Nada de ficar entulhando seu living com muitos móveis e objetos. A mesa de centro pode ser um pufe, que ficará guardado embaixo do aparador, por exemplo. A mesa de jantar, por sua vez, ajudará na economia de medidas de tiver um pé central, pois assim, as cadeiras ficaram bem guardadas quando não estão sendo utilizadas.

7. Opte por cores mais claras:

Se você gostar de casa colorida como eu, não torça o nariz para esse item. Quanto menos poluído visualmente for um espaço, maior ele vai parecer. Capriche nas cores e texturas dos objetos, almofadas e ornamentos.

0909201218183408-tudo-sob-medida

Nas paredes e piso, pense na continuidade visual, ou seja, o mesmo tom amplia o cômodo. Eleja apenas uma parede para se destacar.

Precisando de ajuda é só chamar, por que aqui Todo Mundo Pode Decorar. Beijos!!!

ìcone

  • Siga!                @tmpdecorar no Twitter  

                                  @arianemedeirosdesigner no Instagram

Ariane Medeiros

Ariane Medeiros

Fui professora por muitos anos, em diferentes estados, e com isso aprendi que o Brasil gosta de representar sua cultura de várias formas. Estudei um pouco de Direito, História e finalmente Design de Interiores, curso que estava em meus sonhos infantis e que me impulsionou a criar este blog para dividir muitas ideias com todos vocês.

Curtam e compartilhem:
TwitterFacebookYouTube

2 ideias sobre “Decoração para apartamento pequeno.

Comentários encerrados.